
Três veículos ficaram atolados durante uma tentativa de travessia do Rio Javaés, em Formoso do Araguaia, no sudoeste do Tocantins. O episódio ocorreu na terça-feira (9), na região de Porto do Piauí, às margens da Ilha do Bananal, e mobilizou motoristas que tentavam retirar uma caminhonete presa no local. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os carros parados em meio à água. Segundo Daniel Victor, um dos condutores envolvidos, a situação começou quando uma caminhonete Amarok ficou presa durante a travessia.
De acordo com ele, o motorista do veículo realizava o percurso pela primeira vez e acabou perdendo força no trecho alagado. Na tentativa de ajudar a retirar a caminhonete, outros dois veículos também acabaram atolando.
“Eu havia passado normalmente pelo local. Quando fomos ajudar a tirar a Amarok, acabamos ficando presos também”, relatou.
A travessia é realizada de forma informal por moradores e visitantes da região e não é proibida. Conforme os envolvidos, apenas a Amarok apresentou problemas após o incidente, com uma possível pane no sistema elétrico. Os demais veículos foram retirados sem danos.
O Rio Javaés é um dos braços do Rio Araguaia e ajuda a formar a Ilha do Bananal, reconhecida como a maior ilha fluvial do planeta. A região é bastante procurada para atividades de ecoturismo, pesca esportiva e contemplação da natureza.
Segundo dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do Rio Javaés começa a diminuir a partir de junho, acompanhando o período de estiagem no Tocantins. Conforme explica o biólogo e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Renato Torres, o volume de água varia de acordo com o regime de chuvas, com cheias entre dezembro e maio e redução do nível entre junho e novembro.
Além das paisagens naturais, a região também atrai turistas interessados em conhecer a rica biodiversidade local e, mediante autorização, visitar comunidades indígenas dos povos Karajá e Javaé.
