Tocantins

Veja como fazer compras seguras para o Dia dos Namorados

Foto: Banco de imagens
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O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, é uma das datas que mais movimentam o comércio. Com a abundância de ofertas e promoções, o Procon Tocantins busca orientar os consumidores com dicas essenciais para garantir uma experiência de compra segura e consciente.

Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins, destaca a importância de manter o foco durante as compras. “É importante que os consumidores estejam atentos e façam compras de maneira consciente e segura. No Procon Tocantins, queremos garantir que todos aproveitem as ofertas e promoções sem problemas futuros. Por isso, ressaltamos a importância de pesquisar preços, verificar a clareza das informações sobre produtos e serviços, e conhecer seus direitos como consumidores.”, destaca Parente.

Dicas do Procon Tocantins para o Dia dos Namorados:

           Pesquise Preços:

  • Compare os preços dos produtos e serviços desejados. Sempre que possível, opte por pagar à vista ou em pequenas parcelas sem juros.

    Atenção aos Itens Expostos:

  • Todos os produtos devem ter os preços claramente indicados. Isso inclui o preço à vista, as condições de pagamento parcelado e a taxa de juros, tanto nas vitrines quanto no interior das lojas.

Formas de Pagamento:

  • O estabelecimento deve informar claramente as formas de pagamento aceitas em um local de fácil visualização.

Reservas em Restaurantes:

  • Para quem planeja um jantar romântico, é aconselhável fazer reserva antecipada. Além disso, o estabelecimento deve informar, por meio de cartazes ou adesivos, se aceita cartão de crédito e quais bandeiras são aceitas.

Taxas de Serviços:

  • Ao consumidor é facultado o pagamento de 10% sobre a conta, ou seja, paga se quiser.

Atendimento Preferencial:

  • Casais com mais de 60 anos têm direito a atendimento preferencial, e os restaurantes devem respeitar essa regra.

          Direitos em Ofertas:

  • Produtos em promoção também estão protegidos pelos direitos do consumidor. Se houver defeitos, o cliente tem direito ao reparo ou reembolso. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Prazos de Garantia:

  • O prazo de troca é de 30 dias para itens não duráveis, como alimentos, e de 90 dias para itens duráveis, como celulares, roupas e calçados e etc.

          Registros de Compras:

  • Guarde a nota fiscal e registros das compras, como capturas de tela e fotos de produtos defeituosos.

“Se encontrarem alguma irregularidade, entrem em contato conosco pelo Disque 151 ou pelo WhatsApp Denúncia no número (63) 99216-6840. Estamos aqui para garantir que o consumidor tenha uma experiência de compra tranquila e com seus direitos respeitados neste Dia dos Namorados.” Ressalta Magno Silva, diretor de fiscalização.

Brener Nunes

Subeditor

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Subeditor da Gazeta do Cerrado Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Subeditor da Gazeta do Cerrado Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins