Temporada de Praia 2024 no Tocantins: SPU/TO intensifica fiscalização e permissão de uso

A temporada de praias 2024 começou oficialmente neste final de semana no Tocantins, inaugurando um dos períodos mais aguardados do ano. Tradicionalmente, as margens dos rios Tocantins e Araguaia e seus afluentes são ocupadas pela população que busca escapar do calor, participando de atividades recreativas, esportivas e culturais. Este movimento aumenta o turismo em todo o estado, proporcionando diversas atividades nas praias da região.

A Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO) está à frente da autorização de uso das praias localizadas às margens dos rios federais, garantindo que todas as atividades ocorram de maneira sustentável e segura.

Garantia de Acesso e Sustentabilidade

O Superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Edy César Passos Junior, ressalta a importância do trabalho da SPU/TO na temporada de praias: “Nosso papel é essencial para garantir que a população tenha acesso seguro e sustentável às praias e rios federais. Promovemos o ecoturismo e o desenvolvimento sustentável da região e assegurando que esses locais sejam utilizados de maneira responsável e acessível a todos.”

De acordo com o superintendente, esse trabalho de permissão de uso das praias e fiscalização é planejado com muita antecedência. Ele ressalta que quem deseja utilizar essas áreas deve procurar a SPU/TO com antecedência para que o processo de regularização e uso seja realizado de forma eficiente.

A SPU/TO é responsável por emitir a Outorga de Permissão de Uso das praias, que se encontram em terrenos periodicamente alagáveis, constituindo-se como praias fluviais. Esse processo envolve licenciamento, fiscalização e segurança das instalações. Até o momento, a SPU/TO já emitiu 18 autorizações, com outras 33 permissões em processo de regularização. As praias federais no Tocantins, localizadas principalmente às margens dos rios Araguaia e Tocantins, são monitoradas de perto para garantir o uso comum do povo de forma sustentável.

Fiscalização das praias

A equipe de fiscalização da SPU/TO percorrerá mais de 4920 km no Tocantins para visitar as praias. Dentre as ações dos agentes de fiscalização está a realização de vistorias detalhadas das praias, coletando informações como a relação e descrição das edificações existentes, registros fotográficos, e verificar a finalidade da ocupação. Além disso, eles averiguam se essas ocupações possuem a permissão de uso da SPU/TO e de outros órgãos, tais como bombeiros e Naturatins, que asseguram a correta execução do evento e a segurança dos banhistas.

Os agentes também verificam se existem placas de sinalização e se as utilizações estão de acordo com o Termo de Outorga de Permissão de Uso, principalmente, se está ocorrendo alguma restrição de acesso. Caso sejam identificadas irregularidades, os agentes farão orientações e poderão autuar ou multar aqueles que estiverem utilizando as praias de forma irregular.

Praias Fiscalizadas na Temporada de 2024

Durante a temporada de 2024, a SPU/TO já fiscalizou as seguintes praias no estado: – Praia Norte – Praia São Francisco
– Itaguatins: Praia Remanso dos Botos
– Araguatins: Praia da Ponta

– Xambioá: Praia do Murici
– Araguanã: Praia do Escapole e Praia da Ilha Grande – Formoso do Araguaia: Praia Recanto da Ilha
– Peixe: Praia da Tartaruga
– Couto Magalhães: Praia Porto Franco do Araguaia
– Tocantínia: Praia Pôr do Sol
– Rio dos Bois: Praia Deserta

Próximas Fiscalizações

Nos próximos dias, a SPU/TO realizará fiscalizações nas seguintes praias:
– Araguacema: Praia da Gaivota
– Caseara: Praia da Ilha
– Miracema: Praia do Funil, Praia do Paredão, Praia Mirassol, Ilha do Futuro, Ilha do Guerra – Santa Fé do Araguaia: Praia do Aravel

– Tocantinópolis: Ilha de Caras, Praia da Santa – Arapoema: Praia do Jacu
– Pau D’arco: Praia da Fofoca
– Pedro Afonso: Praia do Duga

– Tupiratins: Praia da Raposa

Importância Econômica e Social

A temporada de praias no Tocantins, que vai de junho a setembro, oferece aos moradores e turistas a oportunidade de desfrutar das belezas naturais da região em um ambiente seguro. Este período é muito importante para o turismo local, trazendo benefícios econômicos e sociais para as comunidades ao longo dos rios do Estado, principalmente o Araguaia e Tocantins. A gestão eficaz das praias pela SPU/TO é fundamental para assegurar que a infraestrutura necessária esteja em conformidade com as normas de segurança e sustentabilidade.

Sobre a SPU/TO

A Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO) é responsável pela gestão do patrimônio da União no estado, garantindo o uso sustentável e acessível dos recursos naturais, especialmente das praias fluviais federais. A SPU/TO atua na emissão de autorizações, licenciamento, fiscalização e segurança das praias, promovendo o ecoturismo e o desenvolvimento sustentável da região.

A base legal para a permissão de uso é a Portaria MPOG/SPU No 1, de 3 de janeiro de 2014, que estabelece normas e procedimentos para a autorização da utilização a título precário, de áreas de domínio da União mediante outorga de Permissão de Uso, e fixa parâmetros para o cálculo do valor de outorga onerosa e critérios para controle do uso.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins