O xeropaisagismo é um método de cultivo de plantas xerófitas. Essas espécies exigem pouca água e têm alta resistência a ventos fortes. Além disso, ela se adapta facilmente, o que permite sua criação em lugares hostis, como desertos, grandes altitudes, solos pedregosos, ou áreas abertas com intensos raios solares. Algumas delas chegam a viver décadas ou até centenas de anos.

Suas características são raízes largas para que possam retirar água do solo, talos grossos e, geralmente, folhas reduzidas a espinhos. O cuidado com as xerófitas é mínimo, visto que elas necessitam de pouca água e bastante luz. No Brasil, geralmente se encontram na caatinga e no cerrado.

Segundo o paisagista Luciano Zanardo, esse conceito não só é uma realidade mas também uma tendência. “Os recursos naturais da terra estão se esgotando e a água entra nesse âmbito. Com o xeropaisagismo é possível combinar um jardim ornamental com a sustentabilidade”, afirma.

Dentro de casa, o cultivo é aplicado a partir do uso de vasos com espécies como cactos, pata-de-elefante, dragoeiro, iuca, suculentas, dracenas, entre outras. Vale explorar a combinação entre elas devido aos seus diversos formatos. A composição geralmente é feita com elementos como areia, pedras, rochas e capim ornamental.

“Esse paisagismo é ideal para as construções com arquitetura contemporânea e minimalista. Casas com cimento, vidro, bastante luminosidade e frescor combinam visualmente com essas espécies”, diz Luciano.

Conheça quatro plantas xerófitas para adicionar ao seu jardim:

1. Pata-de-elefante

Pata de elefante (Foto: Evelyn Müller / Editora Globo)

2. Dracena

Dracena (Foto: Thinkstock)

3. Cactos

Cactos também são ótimas opções de decoração para a sua casa (Foto: Pixabay)

4. Mandacaru

Mandacaru (Foto: Reprodução/infoescola)

fonte: Casa e Jardim

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796