
Operação Canguçu – Foto – Polícia Militar do Tocantins/Divulgação
Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado
Mais um suspeito do ataque à Confresa, Mato Grosso, morreu nesta quarta-feira, 10, durante um confronto com as Forças de Segurança da Operação Canguçu, no Tocantins.
O número de óbitos já chega a 17 e a maioria dos criminosos já foram identificados e tiveram os corpos entregues aos familiares.
O confronto aconteceu por volta das 8h próximo da TO-354, em Pium. A informação foi dada pelo do jornalista Magno Lispector do Onlines Paraíso e confirmada pela Gazeta do Cerrado. A polícia encontrou ainda um fuzil de grande calibre após a troca de tiros.
A perícia foi acionada por volta das 9h45 e o suspeito chegou a ser levado para uma unidade hospitalar em Marianópolis, mas não resistiu aos ferimentos.
Ainda segundo uma fonte da PM, acredita-se que ainda tenham três criminosos escondidos na mata.
São cerca de 350 agentes participando das ações e fazendo as buscas num raio de mais de 50 km na região entre Pium e Marianópolis e mais de 5 mil km percorridos.
Ataque à Confresa
O grupo do novo cangaço atacou no último dia 9/4/2023 uma empresa de transporte de valores durante uma tentativa de assalto e um batalhão da Polícia Militar do Mato Grosso, em Confresa.
Em seguida, o grupo fugiu para o Tocantins e chegou ao Estado através dos Rios Javaés e Araguaia, na região de Pium, no dia 10.
Desde então uma operação foi montada para encontrar os criminosos.
Orientação da PM
A Polícia Militar ressalta que as buscas pelos infratores continuam na região e que todos os policiais militares envolvidos na ação passam bem. Até o momento nenhum criminoso foi preso e não há confirmação de óbitos ou lesionados.
A Polícia Militar do Tocantins mantém a orientação para que a população que reside no local evite, por enquanto, o deslocamento, sobretudo na Rodovia TO-080 e em suas proximidades, devido à presença na região dos criminosos que permanecem de posse de armamentos de grosso calibre e estão homiziados em regiões de mata nesta área.