
Um homem 20 anos foi preso suspeito de furtar armas de fogo do Núcleo de Criminalística de Gurupi, no sul do estado. O suspeito, segundo investigação da Polícia Civil, vendeu as armas para outro homem, que é investigado por tráfico de drogas e também foi preso. Na mesma ação, a polícia apreendeu drogas e cerca de R$ 8 mil.
O Núcleo de Criminalística é um órgão da Polícia Científica, ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO).
As prisões aconteceram nesta quarta-feira (11). Os nomes não foram informados pela polícia.
Segundo a Polícia Civil, as equipes realizaram uma operação durante a manhã para cumprir mandados de prisão preventiva e de busca domiciliar contra o jovem de 20 anos. Conforme a investigação, ele teria furtado pelo menos 15 armas enquanto trabalhava no setor administrativo do Núcleo, em 2025.
Ao ser localizado, o investigado informou que havia vendido as armas para um suposto traficante, de 22 anos. Ele também indicou aos policiais o local onde o segundo suspeito morava, no Setor Canaã.
Conforme o delegado-chefe da 8ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (8ª DEIC – Gurupi), Rafael Falcão, as equipes foram até a casa do suposto traficante, com o apoio da 7ª Delegacia Regional, e conseguiram prendê-lo.
Na casa, a polícia encontrou porções de maconha e cocaína embaladas, 171 comprimidos de ecstasy, insumos utilizados na preparação de drogas, R$ 7.660,00 e 20 euros em espécie. Também foram apreendidos um veículo e aparelhos celulares.
“A operação foi extremamente exitosa, pois, inicialmente, nosso objetivo era efetuar a prisão do autor da subtração de armas do Núcleo de Criminalística. Contudo, com o avanço das investigações, também conseguimos prender um traficante e apreender grande quantidade de drogas e dinheiro, promovendo mais segurança para a comunidade de Gurupi”, disse o delegado.
Os dois suspeitos e os materiais apreendidos foram levados para a 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil. O jovem de 20 anos foi preso preventivamente e vai responder pelo crime de peculato-furto. O segundo suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Os dois foram levados para Unidade Penal Regional de Gurupi, e estão à disposição da Justiça.
Fonte: g1 Tocantins