Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado estadual Carlos Henrique Gaguim (UB) apresentou detalhes de sua atuação como relator setorial do Ministério da Cidade e Desenvolvimento Regional, especialmente na destinação de recursos e projetos habitacionais para o Tocantins, e criticou o que chamou de “apropriação indevida” de suas ações por parte de outros parlamentares.

Segundo Gaguim, a alocação de recursos para a construção de moradias populares no Tocantins foi resultado de negociações intensas. “Na época, para o Brasil inteiro, estavam previstas apenas 2 mil casas. Em parceria com o relator geral, Marcelo Castro, conseguimos aumentar esse número para 200 mil, sendo que 2.200 casas foram destinadas para o Tocantins”, afirmou. Entre os municípios beneficiados, Gaguim destacou Araguaína e Porto Nacional, que receberam, cada um, 600 novas unidades.

Além disso, ele reconheceu o apoio da senadora Dorinha Seabra, que atuou como relatora da receita e auxiliou nas negociações. “Foi um trabalho do deputado Gaguim e da senadora Dorinha, que possibilitou que mais casas chegassem ao nosso estado. Não foi uma conquista isolada da bancada; fomos nós que conseguimos esse resultado para o Tocantins,” frisou o deputado.

Gaguim também agradeceu o empenho dos prefeitos municipais, ressaltando que a execução do projeto só foi possível graças à articulação deles nas bases. “Se não fossem os prefeitos envolvidos, todo nosso trabalho em Brasília não teria o mesmo impacto,” comentou, mencionando especificamente o apoio de prefeitos como Wagner Rodrigues, em Araguaína, e Ronivon Maciel, em Porto Nacional.

O deputado criticou o deputado Alexandre Guimarães, que, segundo ele, “não estava envolvido nas negociações” à época. “Guimarães usou as redes sociais para dizer que conseguiu recursos, mas ele sequer era deputado naquela época, ele ainda era apenas candidato. A verba foi aprovada antes da diplomação dele,” disse Gaguim.

Gaguim sugeriu que Guimarães “utilize suas emendas e lute para conquistar verbas adicionais para o Tocantins”, mas afirmou que a trajetória do projeto habitacional foi consolidada antes da atuação do parlamentar.

Para 2024, Gaguim declarou que continuará se dedicando ao orçamento federal para manter os recursos necessários e ampliar o número de moradias populares no estado. Ele reforçou seu compromisso com os municípios e afirmou que está disposto a trabalhar para garantir ainda mais verbas destinadas às habitações populares.

“A minha meta é sempre trazer mais para o Tocantins, buscar melhorias e apoiar o desenvolvimento das cidades. Vamos continuar batalhando para viabilizar novos projetos e atender as demandas da população,” concluiu o deputado.

Sobre o cenário político estadual, o deputado declarou apoio à senadora Dorinha como pré-candidata ao governo do estado, ressaltando sua experiência e trânsito tanto em Brasília quanto no Tocantins. “É uma mulher de educação e será uma excelente governadora, dando ao Tocantins a oportunidade de ter sua primeira governadora,” concluiu Gaguim.

A fala do deputado reafirma seu compromisso com o fortalecimento das parcerias com lideranças locais, mantendo a assistência aos municípios e priorizando demandas essenciais para a população do Tocantins.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!