Oito deputados tocantinenses concorrem na premiação mais importante da política brasileira; Veja aqui na Gazeta!

Conteúdo Gazeta do Cerrado

O Congresso em Foco divulgou nesta terça-feira (25) a lista final dos parlamentares aptos a concorrer ao Prêmio Congresso em Foco 2023. A lista preliminar com os nomes dos congressistas pré-selecionados ficou no ar desde 13 de julho e foram aceitas contestações até a última sexta-feira (21).

Ao todo, 419 deputados federais e 65 senadores participam da premiação mais importante da política brasileira. Do Tocantins, dentre os deputados federais estão aptos a concorrer Vicentinho Junior (PP), Ricardo Ayres (Republicanos), Alexandre Guimarães (Republicanos), Antônio Andrade (Republicanos), Lázaro Botelho (PP), Filipe Martins (PL), Eli Borges (PL) e Carlos Gaguim (UB).

Conforme as regras, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.

Novidade

A maior novidade da premiação neste ano é que, ao votar nos “Melhores da Câmara” e nos “Melhores do Senado”, o público também estará escolhendo os parlamentares que serão distinguidos regionalmente. Nesse caso, serão premiados os cinco senadores e os cinco deputados mais votados em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

Além da votação do público, feita pela internet, serão premiados os congressistas escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Congresso e por um júri especializado. Em todos os casos, a seleção será feita entre 7 e 31 de agosto, mas os nomes dos parlamentares premiados serão divulgados apenas em 21 de setembro.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!