Vicentinho propõe unidades móveis de mamografia para ampliar atendimento às mulheres no Tocantins 

Levar o atendimento para mais perto das mulheres e ampliar o acesso à mamografia. Essa é a proposta de Vicentinho Júnior para a saúde feminina, com unidades móveis que percorram o Tocantins, prevista no plano de governo do candidato.

A iniciativa prevê carretas equipadas para realizar mamografias em diferentes regiões do estado. O objetivo é facilitar o acesso ao exame e favorecer a identificação precoce do câncer de mama, especialmente para mulheres que enfrentam dificuldades de deslocamento até os serviços de referência.

Para quem precisa conciliar trabalho, cuidados com a família e longas viagens em busca de atendimento, a distância pode representar mais uma barreira ao cuidado. A proposta de atendimento itinerante busca aproximar esse serviço da rotina das tocantinenses.

A medida integra o eixo de Proteção e Promoção da Mulher do plano de governo. Na saúde pública, o documento também prevê regionalização do atendimento, ampliação de consultas por telemedicina e contratação de hospitais privados em horários noturnos para reduzir a fila de cirurgias eletivas. São ações gerais que podem complementar o atendimento às mulheres na rede estadual.

Com a mamografia itinerante, a proposta é ampliar as oportunidades de diagnóstico precoce e fazer com que o cuidado com a saúde chegue a mais mulheres, inclusive no interior do Tocantins.