
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu, nesta quinta-feira, 28, homenagem em nome do pai, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, durante sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Tocantins em celebração aos 30 anos de criação da Arquidiocese de Palmas.
A homenagem, entregue pelo deputado Jair Farias, reconheceu a contribuição de Siqueira Campos para a propagação da fé cristã no Tocantins, incluindo o incentivo à divulgação conteúdos religiosos em veículos de comunicação, a inclusão de festas religiosas no calendário oficial do Estado e a atuação no processo de criação e fortalecimento da Arquidiocese de Palmas.

“Meu pai sempre acreditou que uma cidade não se constrói apenas com concreto, ruas e prédios. Ela se constrói com valores, união e fé. Ele era um homem de profunda devoção ao Divino Espírito Santo e nos ensinou que todo poder é, antes de tudo, constituído por Deus”, afirmou o prefeito.
Eduardo Siqueira Campos também relembrou o papel da fé nos primeiros anos de construção da Capital. “As celebrações religiosas tiveram um papel muito importante naquele período inicial de Palmas porque reuniam famílias, fortaleciam vínculos e renovavam a esperança de quem estava começando uma nova vida aqui”, disse.
Segundo o prefeito, houve resistência à criação da Catedral de Palmas durante o período de implantação da Capital. “Todos sabem que houve muita pressão para que Palmas tivesse apenas um centro ecumênico. Mas meu pai foi firme ao defender aquilo em que acreditava e disse: ‘Na cidade que fundei, haverá uma Catedral’”, recordou.

A solenidade reuniu autoridades religiosas, parlamentares, lideranças políticas e representantes da comunidade católica. A sessão homenageou personalidades que contribuíram para a história e o fortalecimento da Igreja Católica no Tocantins.
Durante a cerimônia, o desembargador Marco Anthony Villas Boas, um dos homenageados, relembrou a participação do ex-governador na consolidação das instituições religiosas e sociais do Estado. “Há 30 anos tive o privilégio de participar, ao lado do então vice-presidente Marco Maciel e do governador Siqueira Campos, do ato solene de posse do arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa como arcebispo metropolitano de Palmas”, afirmou.
O decano destacou ainda o papel de Siqueira Campos na estruturação institucional do Tocantins. “Cabe aqui reconhecer o trabalho hercúleo do eterno governador Siqueira Campos para prover o Estado e a nossa Capital de todas as instituições essenciais à organização social e ao desenvolvimento da nossa comunidade”, disse.
Segundo o desembargador, entre essas iniciativas esteve a implantação da Arquidiocese de Palmas, criada em 27 de março de 1996 pelo Vaticano. Villas Boas também recordou da capela em homenagem à Santa Rita de Cássia, instalada pela então primeira-dama do Estado, dona Aureny, e mencionou que a santa chegou a ser cogitada como padroeira de Palmas antes da definição de São José.
O prefeito também relembrou momentos pessoais ligados à história da Arquidiocese e da Capital. “O Cruzeiro de Palmas, instalado em 20 de maio de 1989 como marco da primeira missa da Capital, simboliza muito isso. Eu estava aqui nos dias anteriores e me lembro de quando meu pai me chamou e disse: ‘Meu filho, vá ajudar a assentar o Cruzeiro com o Adroaldo e os outros trabalhadores’. Assim eu fiz, e guardo esse momento com muito orgulho e emoção”, afirmou.
30 anos da Arquidiocese
Criada em 27 de março de 1996, a Arquidiocese de Palmas foi instalada oficialmente em 31 de maio do mesmo ano. O primeiro arcebispo foi Dom Alberto Taveira Corrêa. Desde 2010, a Arquidiocese é conduzida por Dom Pedro Brito Guimarães.
Ao longo de três décadas, a instituição ampliou sua atuação pastoral e social na Capital e em municípios da região, com presença em comunidades, pastorais, movimentos religiosos e obras sociais.