UFT – Foto: Divulgação

Acontece entre os dias 26 e 29 de abril o Evento Internacional Conflitos Territoriais e a Covid-19: Economia, Ambiente e Educação. Trata-se da realização de três seminários simultâneos organizados pelo OPTE – Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais da UFT, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Geografia dessa mesma instituição, além de programas de pós-graduação e laboratórios da UFG (Universidade Federal de Goiás), UFU (Universidade Federal de Uberlândia), UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e UEG (Universidade Estadual de Goiás). O evento conta ainda com o apoio de mais de uma dezena de instituições, entre universidade e organizações de pesquisa.

O evento que articula esses três seminários neste ano conta com a participação direta de pesquisadores de 6 (seis) países, sendo Cuba, Colômbia, México, Moçambique e Espanha, além do Brasil. Ele tem por objetivo discutir e refletir sobre os conflitos e tensões causados no mundo em função do Coronavírus, percebidos no aumento da riqueza dos mais ricos, na ampliação da pobreza e no aprofundamento das desigualdades sociais em todo o planeta. Para tanto, serão 11 (onze) grupos de trabalho que envolvem temas como desigualdades regionais, comunidades tradicionais, economia e desemprego, cidades, agronegócio e educação, somente para ilustrar.

Os seminários que dão base ao evento foram criados desde 2017 a partir do projeto PGPSE/CAPES Desenvolvimento Territorial e Sociobiodiversidade: perspectivas para o mundo do Cerrado, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFG sob a coordenação do professor Dr. Eguimar Felício Chaveiro em associação com os programas de Pós-Graduação em Geografia da UFT (tendo como coordenador associado o professor Dr. Adão Francisco de Oliveira) e da UFU (onde o professor Dr. Rosselvelt dos Santos foi o coordenador associado).

O primeiro seminário em questão é o MADREPLAC – Seminário Internacional Ambiente, Desenvolvimento Regional e Planejamento Territorial na Amazônia e no Cerrado, que teve a primeira edição em 2017 no campus da UFT da cidade de Porto Nacional, a segunda em 2019 na dependências da UFAM em Manaus e esta será a sua terceira edição, sendo, portanto, um evento bienal. O segundo é o CUBRA – Colóquio Internacional Brasil-Cuba, também na terceira edição, sendo que a primeira foi na Universidad de Granma, naa cidade de Bayamo, em Cuba, em 2018 e o segundo também na UFAM em Manaus em 2019. E o terceiro é o CIGEO-DR – Congresso Internacional de Geografia e Desenvolvimento Regional, em sua segunda edição, sendo que a primeira foi realizada simultaneamente com os outros dois em 2019.

Sobre o tema educação, o evento pretende ainda homenagear o educador Paulo Freire, que neste ano estaria completando 100 anos de vida. Por isso, o evento traz o lema: Geografia dos Sonhos Possíveis: a Geografia homenageia o Educador Paulo Freire (100 anos).

Nesta edição o evento será todo online e não terá taxa de inscrição: é totalmente gratuito. Basta acessar a sua página eletrônica, disponível no endereço www.cigeodr.site.com.br e se inscrever clicando no link INSCRIÇÃO. Há duas modalidades de participação: ouvinte, para quem apenas deseja conferir as discussões, e apresentação, para quem deseja submeter um artigo. O prazo para a inscrição e para a submissão de artigos é até 10 de março de 2021.

Qualquer dúvida poderá ser esclarecida enviando e-mail para o endereço [email protected]