Por Marco Aurélio Jacob

Fotos: Acervo histórico, site da prefeitura de Natividade, Simone Camelo Araújo e Marco Aurélio Jacob

Natividade: sua história e seus encantos fascinam todos os visitantes que a descobrem no meio do Cerrado Brasileiro.

Nascida no auge do ciclo do ouro em 1734, é o mais antigo povoado do Tocantins. Já movimentou mais de 40 mil pessoas em seu apogeu, e foi a segunda cidade mais importante do ciclo do ouro enquanto Arraial da Capitania de Goiás.

Igreja 01 - AntigaIgreja 01 - nova

Com sua áurea colonialista, do tempo das capitanias hereditárias, da busca pelo ouro nos quatro cantos do Brasil, juntava o colonial, a religiosidade e a escravidão e marcava o início de uma transformação mais profunda, com a divisão da Província de Goiás nas comarcas do Norte e do Sul que posteriormente instalou a Junta de Governo Provisória, em 1821, que daria início a futura e atual separação de Goiás com a fundação de Tocantins.

Casa colonial - AntigaCasa colonial - nova

Neste sábado, 22, Natividade comemora 29 anos de tombamento de seu centro histórico, que garantiu o prolongamento da história viva do centro do Brasil, do Ciclo do Ouro, assim como o estímulo ao turismo histórico desta parte do país.

Centro AntigoCentro Novo

Uma das 7 Maravilhas do Patrimônio Arquitetônico do Brasil.

Rua Calçada antigaRua Calçada nova

As Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é o mais famoso ponto turístico da cidade e cartão postal oficial de Natividade.
É uma das mais famosas obras arquitetônicas do Tocantins. Foi construída pelos escravos no século XVIII para que eles mesmo frequentassem, separados dos senhorios e dos homens “livres”.
Ruinas antigaRuinas nova
A Festa do Divino Espírito Santo também atrai o turismo religioso e ajuda a manter as tradições dos festejos do interior do Brasil.
A Festa do Divino é celebrada em Natividade do domingo de Páscoa até Pentecostes (período de 50 dias) e considerada a mais bela e tradicional festa popular religiosa do Estado do Tocantins.

Festa Nosso Senhor do Bonfim - Natividade - 08-2014 (10)Festa Nosso Senhor do Bonfim - Natividade - 08-2014 (7)

Além do turismo histórico, arquitetônico, religioso e espiritual, tem o turismo natural e belezas como a Cachoeiras do Paraíso.

cachoeira

Natividade tem outra herança do ciclo do ouro, as ourivesarias e as tradicionais joias de Natividade. Utilizam técnicas trazidas pelos portugueses e preservadas até hoje, como a técnica das filigranas. ALBUM_7joiasArtesanais-17

O turismo espiritual completa o ciclo desta cidade que pode ser considerada uma das mais completas cidades para os mais diversos tipos de turismo que existem.

O Sítio Jacuba, e a Dona Romana não são exatamente um passeio turístico, mas uma imersão ao universo espiritual desta mãe de santo que atua como uma guardiã do apocalipse.

Com mais de mil esculturas, objetos religiosos, desenhos, obras de arte, roupas, e galões de água, Dona Romana recebe tod@s de braços abertos, assim como Natividade, sua história e a Cultura deste pedaço do Brasil que merece ser preservado, desvendado e visitado.

Sitio-Jacuba-Dona Romana

Sitio-Jacuba-escultura

Ao visitar Natividade conheça o roteiro turístico

 City Tour – Aspectos Históricos e Arquitetônicos
– Antiga Cadeia Pública – Museu;
– Igreja Matriz Nossa Senhora de Natividade;
– Casa de Dona Naninha (biscoitos “Amor perfeito”);
– Antigo Palácio do Ouvidor: Joaquim Teotônio Segurado;
– Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos;
– Fachada dos Casarões de Estilo Português (Centro Histórico);
– Igreja São Benedito;
– Ourivesaria Mestre Juvenal (Jóias tradicionais em ouro e prata);
– Visita ao Sítio Jacuba: Labirinto de pedra canga no Centro Bom Jesus de Nazaré (Líder espiritual Dona Romana) a 5km do Centro Histórico.
– Piscinas Naturais a 1,500km do Centro Histórico (poções, moinho). Temporada de novembro a junho;
– Cachoeiras do Paraíso a 7km do Centro Histórico, com escalada de 1,500km na serra. Temporada de novembro a junho;
– Praia das morenas a 12km de Natividade. Temporada de julho a setembro;
– Praia do ipê a 27km de Natividade. Temporada de julho a setembro;
– Romaria do Senhor do Bonfim a 23km de Natividade.

Fone: + 55 (63) 3372-1799
E-mail: [email protected]
Horário de Atendimento ao Público: 07:00 às 13:00 horas