Entre o Sonho e o Despertar: Eliene Lucindo transforma o Cerrado e a arquitetura de Brasília em poesia na CASACOR

Há lugares que não se visitam apenas com os olhos, mas com a alma inteira. É nesse território sensível que se encontra a galeria de arte “Entre o Sonho e o Despertar”, criação da designer de interiores Eliene Lucindo em seu retorno à CASACOR Brasília. O espaço-refúgio foi concebido para desacelerar, escutar e sentir. Inspirado pelo tema “Semear Sonhos”, convida a um reencontro com a essência por meio de luzes suaves, sons e aromas da natureza, texturas cruas e imagens que tocam silenciosamente a alma.

No coração do espaço, a presença simbólica da árvore do pequi — nativa do Cerrado e enraizada na história pessoal da autora, nascida em Anápolis, Goiás — representa raízes afetivas, força ancestral e a beleza da resistência natural.

Bancos de madeira com linhas orgânicas convidam à contemplação, enquanto as fotografias autorais e inéditas de Celso Junior dialogam com a atmosfera do bioma. Parte das obras pertence à série Concretus, curada especialmente para este projeto, que representa a fusão entre o concreto e o sonho — entre a rigidez arquitetônica e a sensibilidade que construiu a trajetória de Eliene em Brasília. A série não apenas evoca a materialidade da cidade, mas também celebra a importância da arquitetura como cenário, inspiração e base de sua jornada profissional na capital.

Cada imagem funciona como uma janela para a memória e para a relação íntima que a autora mantém com o território brasiliense e sua estética singular.

Materiais como piso vinílico sustentável, lâminas de madeira de reaproveitamento, tecido de linho cru e iluminação LED âmbar indireta reforçam o compromisso estético e ambiental do projeto.

“A criação partiu da minha vivência pessoal e das memórias viscerais do Cerrado. Foi desenvolvida com base em estudos sobre design afetivo, ancestralidade, neuroarquitetura e o poder simbólico das plantas nativas como arquétipos de identidade. A colaboração da curadoria com o fotógrafo Celso Junior fortalece essa narrativa visual, conectando imagem, emoção e chão”, afirma Eliene, especialista em design afetivo e neuroarquitetura, com master em Arquitetura.

O espaço se completa com um manifesto poético impresso, provocando uma reflexão íntima:
“O que em você ainda não despertou?”

Mais do que um ambiente, “Entre o Sonho e o Despertar” é um rito de pausa. Um percurso simbólico que semeia presença, afeto e a certeza de que todo sonho precisa de raízes para florescer — seja no solo vermelho do Cerrado, seja no concreto branco da capital.

SERVIÇO
33ª CASACOR Brasília
Quando: 13 de agosto a 12 de outubro de 2025
Special Sale: 11 e 12 de outubro
Onde: Casa do Candango – SGAS 603
Visitação: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h
Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia para estudante, professor, PCD e seu acompanhante e pessoas com 60 anos ou mais). Obrigatória a apresentação da carteirinha/comprovação de pagamento da instituição/documento de identidade e válido com foto. Crianças até 11 anos não pagam mediante documento.
Classificação: livre
Acessibilidade: a mostra é acessível em toda a sua extensão

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins