Articulador do diálogo e com trânsito nacional, tocantinense Eduardo Gomes é escolhido como relator da LDO de 2027

O senador Eduardo Gomes (PL-TO), ex-líder do governo Jair Bolsonaro, foi escolhido pelo partido para assumir a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027, que estabelecerá as regras para a elaboração do Orçamento do primeiro ano do novo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A indicação deverá ser oficializada ainda nesta quarta e ocorre em meio à disputa pelo comando do Senado, na qual Alcolumbre busca ampliar sua base de apoio.

Gomes já é conhecido por sua articulação nacional e bom trânsito.

A LDO é um dos principais instrumentos de planejamento das contas públicas federais. A legislação estabelece metas fiscais, prioridades de investimento e parâmetros que deverão orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

O relator desempenha papel central nesse processo, pois conduz negociações sobre mudanças no projeto, analisa propostas apresentadas pelos parlamentares e elabora o parecer que será submetido à votação.