
O comércio do Tocantins precisa de um governo que facilite a vida de quem empreende, reduza custos e transforme o potencial econômico do Estado em empregos e investimentos. Essa foi a linha central das propostas apresentadas por Vicentinho nesta terça-feira, 15, durante o encontro com candidatos ao governo do estado do Tocantins 2026, promovido pelo Sistema Fecomércio, em Palmas.
Ao responder sobre competitividade, Vicentinho propôs a digitalização dos processos de licenciamento ambiental e a redução do tempo de espera para abertura e funcionamento de empresas. Citou a dificuldade de empreendedores em obter licenças e criticou a falta de estrutura para atender às demandas do setor. “O governo tem que existir para facilitar a vida de vocês”, afirmou. Para ele, um estado com recursos hídricos, segurança energética e localização estratégica, como o Tocantins precisa oferecer condições para que as empresas permaneçam e invistam localmente, em vez de buscar outros estados.
A agenda econômica apresentada por Vicentinho também inclui medidas para reduzir o custo de operação das empresas. Ele defendeu a discussão da carga tributária do ICMS sobre combustíveis e a retomada de incentivos para veículos utilizados para carga e trabalhadores, como motoristas de aplicativo, taxistas e entregadores.
Ao tratar do endividamento, citou o alto comprometimento financeiro das famílias tocantinenses e propôs um programa de renegociação de dívidas, com participação da Agência de Fomento, para ampliar o acesso ao crédito. “Nós temos que fazer urgentemente um programa via Agência de Fomento para discutir a renegociação dessas dívidas”, disse.
Geração de empregos e Infraestrututra

Para gerar empregos, o candidato apresentou a integração entre o governo, o Sistema S, universidades e institutos federais como caminho para ampliar a qualificação profissional. A proposta é aproximar a formação das necessidades das empresas, especialmente em áreas como indústria, tecnologia, logística e turismo. “O Tocantins não pode continuar importando mão de obra porque não prepara os seus próprios trabalhadores. Nós vamos aproximar o Sistema S, as universidades e os institutos federais das empresas para formar profissionais nas áreas que mais precisam de gente. O emprego precisa nascer aqui, com qualificação, bons salários e oportunidades para os nossos jovens construírem suas vidas no próprio estado”, enfatizou Vicentinho Júnior.
Na infraestrutura, o candidato defendeu investimentos que reduzam o custo logístico e ampliem a integração regional. Entre as prioridades citadas estão a conclusão e a recuperação de rodovias com asfalto de qualidade e alta durabilidade, a BR-010, a BR-235 e a retomada da discussão sobre da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL, além da estruturação do aeroporto de Porto Nacional.
Para o turismo, propôs melhorar a infraestrutura dos destinos, ampliar a conectividade e criar condições para que o setor funcione durante todo o ano. Na pergunta dos empresários sobre o Parque Tecnológico do Tocantins, criticou a falta de conclusão de obras estruturantes e defendeu investimentos em pesquisa, inovação e infraestrutura para transformar as riquezas do estado em oportunidades.
Ao final do encontro, Vicentinho entregou seu Plano de Governo ao presidente da Fecomércio Domingos Tavares e reafirmou que estará presente nos próximos debates. O candidato afirmou que pretende discutir propostas para todas as regiões do Tocantins, com foco em planejamento, eficiência e qualidade dos serviços públicos. “O governo do Estado do Tocantins tem que funcionar com harmonia em todas as áreas”, declarou.